Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que atua diretamente nas ocupações (atividades da vida diária como comer, tomar banho e vestir, atividades instrumentais da vida diária como ir às compras e preparar uma refeição, descanso e sono, educação e/ou trabalho, brincar, lazer e participação social) e tem como principal objetivo promover autonomia e participação.

O Terapeuta Ocupacional atua em todas as idades e aborda aspetos físicos, cognitivos, psicossociais, sensoriais e outros relacionados com o desempenho, nos vários contextos, de forma interferir no envolvimento da pessoa nas atividades diárias, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida.

O Terapeuta Ocupacional começa por avaliar as funções sensoriais, físicas, percetivas e sociais do indivíduo, bem como os fatores ambientais que possam estar a influenciar o seu desempenho nas atividades. Assim, identifica as áreas de disfunção e prepara uma intervenção estruturada em atividades significativas com objetivos a serem alcançados. A par disto, e sempre que necessário, o Terapeuta Ocupacional adapta, fornece estratégias adequadas e desenvolve ajudas técnicas (produtos de apoio) para facilitar o meio e o desempenho, favorecendo a autonomia.

No caso das crianças, é sobretudo através do “brincar” que o terapeuta realiza a sua intervenção, de forma a potenciar o processamento e integração sensorial, a motricidade fina e global, a grafomotricidade, a lateralidade, a perceção visual, a organização e planeamento motor, competências para atividades de vida diária, a socialização, procurando sempre o envolvimento da criança nas atividades de forma funcional e independente.

Assim sendo, sempre que houver suspeitas de dificuldade no desempenho da criança/adulto em alguma atividade importante para ela ou para a sua família, é recomendável a procura de um Terapeuta Ocupacional.

Nós entramos em contacto