Terapia da Fala

A Terapia da Fala é a área da saúde que se encarrega da prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana (verbal e não verbal), assim como das alterações relacionadas com a motricidade orofacial e com a deglutição.

O Terapeuta da Fala é o profissional que avalia e intervém em indivíduos de todos os escalões etários (desde recém-nascidos a idosos), tendo como objetivo geral e primordial otimizar as competências comunicacionais e/ou da deglutição do indivíduo, contribuindo assim, para a melhoria da sua qualidade de vida.

O campo de atuação do terapeuta da fala é muito amplo e diversificado.

No recém nascido, e em particular nas unidades neonatais, o terapeuta da fala presta cuidados na alimentação e deglutição do recém nascido.

Na infância, centra a sua intervenção na promoção das competências linguísticas, comunicativas (verbais e não verbais), vocais, da fluência (gaguez), assim como na intervenção dirigida e personalizada das perturbações associadas. Em crianças e jovens em idade escolar, o papel do terapeuta da fala é intervir ao nível das dificuldades de leitura e escrita, promovendo e assegurando o sucesso escolar da criança.

Na idade adulta, o foco de intervenção deste profissional centra-se nas perturbações da linguagem adquiridas (afasias, TCE´s), patologias vocais (nódulos, paralisias das cordas vocais etc.) assim como alterações na deglutição (disfagia). Para além disso, tem um papel determinante na promoção das competências de comunicação e/ou voz em diversos grupos de profissionais que usam a voz de modo profissional (professores, atores, cantores, funcionários de call center etc…).

Ao terapeuta da fala, compete assim:

 

  • Promover a prevenção das perturbações da comunicação/linguagem e o seu despiste no sentido da deteção precoce;
  • Avaliar todas as funções e competências do utente/cliente no sentido de diagnosticar de modo assertivo as alterações que estão a impedir o correto desenvolvimento das suas capacidades;
  • Planear a intervenção terapêutica de cada cliente de forma individualizada e baseada nos pontos fortes de cada, assim como nas expectativas de cada família, tendo em vista a superação das dificuldades;
  • Intervir e priorizar o trabalho em equipa multidisciplinar, no sentido de promover um desenvolvimento adequado e holístico de cada cliente;
  • Planear e promover ações de sensibilização/formação, orientando as famílias e/ou os agentes educativos envolvidos no programa de reabilitação no sentido de potenciar o sucesso da intervenção terapêutica.

 

Assim, o Terapeuta da Fala assume um papel de extrema relevância em qualquer etapa ou idade da vida, sendo (juntamente com outros profissionais) essencial para a criação e manutenção da qualidade de vida das pessoas. É, portanto, recomendável que sempre que surjam dificuldades em algum dos domínios em cima referidos, se procure o apoio de um profissional especializado em Terapia da Fala para que o apoio possa ser iniciado o mais brevemente possível, evitando prejuízos de maior.

Nós entramos em contacto