A Psicologia Educacional dedica-se à avaliação e intervenção nas problemáticas da educação e do processo ensino-aprendizagem, assim como à promoção da eficácia do estudo através da promoção de estratégias educacionais.
Uma vez que o Psicólogo Educacional tem como objetivo a potenciação de aprendizagens e a eliminação das barreiras a esta, o seu campo de atuação abrange todo o ciclo vital e dirige-se a vários destinatários, com intervenção direta ou indireta nos processos educativos, entre os quais: alunos e formandos (crianças, jovens, adultos), professores e/ou formadores, famílias, equipa multidisciplinar e comunidades. Aqui, o psicólogo terá, em qualquer destes contextos, a dura tarefa de criar pontes entre o conhecimento psicológico e a prática educativa, garantindo que a sua intervenção produz mudanças desejáveis e expectáveis no aluno.
Assim sendo, sua intervenção pode ser promocional, preventiva e remediativa, e tem como objetivo geral desenvolver as capacidades e competências dos alunos, promovendo contextos facilitadores da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais. Atuando nas mais diversas situações (Dificuldades de aprendizagem; Dislexia; Orientação Vocacional; Estimulação Cognitiva; Treino de métodos de estudo e estratégias de aprendizagem; Gestão de ansiedade em momentos específicos de avaliação) e em sintonia com todos os contextos, desenvolvem estratégias de forma a tornar o processo de aprendizagem mais significativo e eficaz. Concentra-se ainda na motivação e dificuldades de aprendizagem, focando assim, a sua ação, não apenas nas necessidades do aluno no contexto escolar, como também nas restantes áreas onde a psicologia escolar/educacional tem impacto.
O principal objetivo passa então pela prevenção das problemáticas assim como intervenção quando necessária, no sentido de minimização da intensidade dos sintomas e até mesmo a sua resolução, com consequente sucesso escolar.
As competências e multiplicidade de funções dos Psicólogos Educacionais, que atuam como agentes de mudança, realçam a importância dos contextos educativos e contribuem para a eficácia dos serviços prestados pelas escolas. A Psicologia Educacional é transversal a todas idades, uma vez que a educação e a aprendizagem são métodos contínuos e que acompanham o ser humano ao longo de toda a sua vida.