A Neuropsicologia é um domínio das neurociências que se dedica ao estudo das relações existentes entre cérebro e comportamento. Esta especialidade pretende intervir nas alterações patológicas características do foro emocional, cognitivo e comportamental do cliente, resultantes de uma lesão em determinada área específica do cérebro.
Desta forma, a Neuropsicologia Clínica dispõe de intervenções direcionadas para a Depressão, Paralisia Cerebral, Dor Crónica, Adição (consumo de substâncias), Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC’s), Demências, Doença de Parkinson, Autismo e Dificuldades de Aprendizagem, que após uma Avaliação Neuropsicológica aprofundada, são reabilitadas através das mais recentes técnicas de intervenção no âmbito das Neurociências.
Através de uma avaliação neuropsicológica aprofundada é possível avaliar funções como a atenção, memória, funcionamento executivo, raciocínio, aprendizagem, entre outras é possível sustentar a realização de um diagnóstico que possibilite a elaboração de um plano de intervenção baseado em evidências científicas.